quinta-feira, 31 de março de 2011

A mídia manipula a sociedade!


Hoje em dia, vivemos em um mundo do consumo, onde tudo gira em torno do capital.
O papel da mídia neste processo capitalista é induzir o consumidor a comprar cada vez mais, mesmo que ele não precise de determinado produto ou serviço, a mídia oferece e apela tanto para todos os lados, que o consumidor acaba comprando.



As emissoras de televisão no Brasil também servem para ‘manipular’ a sociedade, uma emissora determina um produto como necessário e indispensável para o dia-a-dia, e nós, telespectadores e consumidores, compramos na hora. Mas na verdade esta manipulação depende da visão e da cabeça de cada um, muitos dizem que a Globo manipula o BBB, as eleições, as nossas compras, etc. Mas e a Record?! Que além de também manipular a nossa compra impulsiva, sem necessidade, ainda usa o dinheiro dos fiéis da Igreja Universal da Graça de Deus para investir em sua programação, que não é nem de longe religiosa!



Em minha opinião o mundo está se globalizando cada vez mais, e as mídias sociais tem grande influência sobre isto. Um exemplo de globalização atual é que há alguns dias atrás uma atriz se matou, Cibele Dorsa, 36 anos, se jogou do 7º andar. Em 30 de janeiro deste ano, o noivo de Cibele, o apresentador de TV Gilberto Scarpa, de 27 anos, sobrinho do empresário Chiquinho Scarpa, morreu do mesmo modo, caindo da mesma janela. Antes da atriz se matar, ela deixou um recado para que todos lessem após a morte dela, e como todos esperavam, este recado seria escrito em alguma carta, bilhete, espelho do banheiro... Nós esperávamos que ela escrevesse em qualquer lugar, menos onde ela escreveu, no twitter, isso mesmo galera, antes de se matar a atriz deixou um recado no twitter dizendo o porquê dela se matar: “LMENTO, EU NÃO CONSEGUI SUPORTAE A MORTENOS MEUS BRAÇOS MAS, LUREI...ATE ONDE EU PUDE”. Podemos perceber que ela estava tremendo muito ao digitar, e por isso tiveram muito erros de português na declaração, antes de sua morte! Gente eu sei que é uma tragédia, mas é um grande exemplo da globalização.


Então com tudo isso, quero deixar um recado, cuidado com as mídias sociais, elas nos envolvem, nos fazem ficar atualizados a todo o momento sobre tudo no mundo todo, nos alegra com novelas, seriados, músicas... Mas também nos manipula muito, nos fazendo comprar tudo o que ela impõe.

Um comentário:

  1. Olá:

    Muito oportuno este blog!
    O encontrei após procurar pela palavra "manipular"...
    Não só as emissoras fazem isso; as LOJAS NAS RUAS MESMO/OS E-MAILS (SPANS) que recebemos/LIGAÇÕES CHATÍSSIMAS nos oferecendo coisas que NEM QUEREMOS TER - chato tais coisas.
    Até acho que ANTES TAIS EMISSORAS NOS MANIPULASSEM... O que deveria haver seriam PROGRAMAS EDUCATIVOS/MELHORES! Atualmente (ou há tempos mesmo!), há em grande parte PROGRAMAS SENSACIONALISTAS/SERIADOS ULTRAPASSADOS/FILMES QUE NEM TEM A VER COM NOSSA CULTURA...
    Aquele seriado MALHAÇÃO daqui a pouco terá artistas já atuaram e que FARÃO AVÓS DOS QUE ATUAM AGORA... Risos!
    E o pior: ser interrompido para assistirmos BIG BROTHER (aconteceu uma vez naquele GOLDEN GIRLS _ Multishow). E quem não gosta?
    Fora quando tais produções influenciam no MAL SENTIDO (se coisas boas: moda, grandes ideias já influenciam); muitos crimes/delitos foram causados por MÁS-INFLUENCIAS - eu mesmo já fiz uma coisa baseada num filme dramático...
    É isso. E que possamos viver num mundo melhor!

    Abraço,
    Rodrigo O. Rosa

    ResponderExcluir