quarta-feira, 23 de março de 2011

A influência do futebol na sociedade


Atualmente vivemos em um país que é influenciado por vários setores na sociedade, mídia, moda, tecnologias... E o futebol. Tudo isso é consequência de uma só coisa, o capitalismo, o lucro!

Atualmente, o Brasil é visto pelos outros países do mundo como o país do futebol, mas como isso influencia na sociedade?! Bem, vejamos, se um país é visto como país do futebol, com certeza ele é um fortíssimo candidato a sediar competições esportivas mundiais e continentais, e é isso que está acontecendo.
Há quatro anos o Brasil sediou os Jogos Pan-Americanos. Em 2014 a Copa do mundo será no Brasil, e em 2016 nosso país vai sediar as Olimpíadas. Isso tudo são as maiores consequências para que estas competições sejam no Brasil.



Essas competições influenciam totalmente na sociedade, na época do Pan, o RJ corrigiu vários pontos negativos da cidade, transporte, segurança, hospitalidade... Entre outros, também diminuiu o desemprego na cidade, porque logicamente precisou de várias pessoas para vários setores do evento, e isso não movimentou apenas o RJ movimentou o Brasil todo! Então, podemos esperar que na Copa do mundo e nas Olimpíadas, tudo se movimente ainda mais.


Outro grande fator influenciador que o futebol tem na sociedade são os times, que formam o Campeonato Brasileiro, as torcidas organizadas fazem o fluxo de segurança nos estádios quadruplicar, dependendo do jogo, e também pode fazer muitos torcedores ‘normais’ desistirem de ir ver o seu time no estádio, porque a violência e a ignorância dentro dos estádios são muitas. Mas, lembrando que tudo que citei tem a ver com capitalismo, lucro, Brasil sediar eventos mundiais esportivos, torcidas organizadas, antes de formar qualquer ideia, a base é o lucro.


12 comentários:

  1. muito obrigada consegui fazer o meu trabalho de geografia.
    bjos

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, gostei mesmo Parabéns consegui fazr meu trabalho também direito graças a vocês ^^

    ResponderExcluir
  3. mto obrigado consegui fazer o trab de ed. física

    ResponderExcluir
  4. Ajudou mt no meu trab de Ed. Física <3

    ResponderExcluir
  5. vlw msm mnw me ajudou muito com o meu trabalho de educaçao fisica :) <3

    ResponderExcluir
  6. obg isso me ajd muito com o meu teste de educaçao fisica :P

    ResponderExcluir
  7. u.u Trabalho de Educação Física ;-)

    ResponderExcluir
  8. obrigado consegui fazer meu trabalho de historia graças a vcs

    ResponderExcluir
  9. Estou usando como uma das bases para fazer uma redacao para treinar para o ENEM
    muito obg!

    ResponderExcluir
  10. mto obrigado consegui fazer o meu tcc de arquitetura

    ResponderExcluir
  11. Nossa nem se fala a explicação doi ótima parabéns

    ResponderExcluir